quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TER SUCESSO COM INVESTIMENTO MUITO PEQUENO!


Criatividade e muita motivação. Foram estes os únicos ingredientes que um grupo de jovens algarvios precisou para realizar a curta-metragem "Comando", que já arrecadou quatro prémios nacionais e já foi exibida em vários países um pouco por todo o mundo. Nos próximos dias, esta curta-metragem poderá receber mais um prémio no festival BragaCine onde será exibida hoje, às 21h45.

O segredo para produzir um bom filme não está no orçamento. Prova disso é a curta-metragem “Comando” que a equipa da New Light Productions (NLP) realizou com apenas 27 euros. “No fundo o segredo é fazer muito com o pouco que temos...Por isso, para realizar esta curta pegámos em todos os recurso que tínhamos e criámos um argumento consoante esses recursos”, explica Patrício Faísca, co-realizador da curta e o mentor da NLP, ao Boas Notícias.

A curta-metragem conta a história de um jovem soldado que tem como missão entregar uma mensagem ao comandante das tropas mas que, para isso, tem de percorrer numa trincheira que está a ser severamente atacada pelo inimigo. As imagens podem transmitir a ideia de uma grande produção mas, na realidade, o orçamento era inexistente e tudo resultou da criatividade e empenho da equipa.

Sem dinheiro para alugar uma retroescavadora, a trincheira da película, com mais de 15 metros, foi escavada pelas próprias mãos dos elementos da New Light Pictures e o sangue falso – um produto caro e difícil de encontrar - também foi criado pelos próprios graças a uma “mistura de detergentes, corantes, produtos alimentares e geleias”.

Já a roupa militar foi emprestada por uma equipa de airsoft (jogo de simulação de ações policiais ou militares). Como "o prazo para entregar as roupas era curto, as cenas foram filmadas em apenas dois dias", conta Patrício Faísca, que co-realizou a curta com Sonat Duyar.

Membros da equipa são autodidatas e trabalham num supermercado

Para além destes constrangimentos, os jovens da New Light Pictures têm pouco mais de 20 anos e trabalham, quase todos, num supermercado, pelo que a maior parte “das filmagens têm de ser feitas ao domingo, o único dia de folga de todos os membros da equipa, ou então noutros dias da semana à noite”, explica Patrício. De salientar, ainda, que apenas dois elementos têm um curso técnico de cinema e fotografia, os restantes são autodidatas apaixonados pelo cinema.

Mas o esforço dos 12 elementos que participaram nesta curta-metragem compensou: nos últimos meses “Comando” não parou de arrecadar prémios e distinções. A curta venceu o prémio de Melhor Filme Nacional no festival de Arouca, foi distinguida como “Melhor Produção Nacional” e “Melhor Curta do Mês” no evento Shortcutz e arrecadou o prémio de “Melhor Realização” no Festival de Curtas do Algarve.

Nos próximos dias poderá vencer mais um prémio no festival BragaCine, onde está a concurso ao lado do videoclipe “Money Comes to You”, outra produção da NLP.

Mais dois filmes em produção

A curta “Comando” tem também sido requisitada para passar em salas e eventos internacionais, tendo já sido exibida na China e em cidades como Berlim, Londres, Praga e Nova Iorque. Com este reconhecimento, a jovem equipa - que se começou a formar há cerca de 10 anos, por iniciativa de Patrício Faísca - espera em breve poder trabalhar com mais financiamento.

Mas, com mais ou menos dinheiro, o objetivo é continuar a produzir e, neste momento, a NLP já está a trabalhar em mais duas médias metragens que deverão sair em breve: "Último Recurso" e "Agente K17" - uma comédia onde o protagonista é um agente secreto do Estado mas cujas missões o Governo não tem dinheiro para financiar. Um tema que não podia ser mais atual.
fonte:boasnoticias.pt
Enviar um comentário

Publicação em destaque

A tosse de fumador pode esconder problemas de saúde graves

http://ptjornal.com/a-tosse-de-fumante-pode-esconder-problemas-de-saude-graves-62045